Um percurso construído com parceria e colaboração

Atenção Social Integrada: desafio histórico

A integração de tecnologias que permita conhecer e abordar as necessidades humanas em sua integralidade é o principal desafio que move os Associados do IASIN, antes mesmo da fundação do Instituto.

De origens e formações diversas, esses profissionais e pesquisadores mantinham em comum a busca de modelos intersetoriais de atuação sobre questões sociais complexas em campos como a saúde, educação, direitos de cidadania, assistência social, gestão e governança, comunicação, ciência da informação, entre outros.

Acadêmicos e pesquisadores de saúde pública gestaram o projeto Banco de Dados Social, que passa a integrar o Plano Plurianual de Governo da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – SECTES/MG, em 2004. A iniciativa alcançou proporção e transformou-se em um programa de pesquisa (Cogitare), incorporando novos atores, incluindo governos municipais.

Com os bons resultados alcançados, o governo estadual decide apoiar a criação da Rede de Inovação Tecnológica na Gestão Social – RITGS, com a participação, além de pesquisadores, de instituições de ciência e tecnologia, empresas de base tecnológica, governos municipais e estadual.

Em dezembro de 2009, os Sócios-fundadores decidem pela Fundação do IASIN, incorporando seu acervo de expertises multiprofissionais ao Instituto.

Projetos Pioneiros

Contando com uma equipe multiprofissional qualificada, motivada e testada, o IASIN abriu três frentes de atuação, já no seu primeiro ano de operação.

No estado da Bahia, o IASIN contribuiu com para a implantação de tecnologias de informação e de gestão em suporte às Equipes da Estratégia de Saúde da Família, em especial para o monitoramento dos indicadores de produção variável (qualitativa e quantitativa). O projeto incluiu a qualificação e atualização de equipes e de plataformas para integrar as políticas sociais naquela unidade da federação, em parceria estratégica com a Fundação Estatal Saúde da Família – FESF.

O Instituto contribuiu também para a conclusão do Programa Banco de Dados Social e para o aprimoramento da Rede de Inovação Tecnológica na Gestão Social – RITGS – trabalhos executados para Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais.

Para a Agência Metropolitana de Belo Horizonte, trabalho iniciado no mesmo ano, o Instituto realizou um diagnóstico da Rede Pública de Atendimento de Urgência e Emergência, do SAMU e de outros Serviços de Transporte em Saúde, denominado Estudo Avaliativo do Sistema de Urgência e Emergência, que se demonstrou decisivo para a ampliação da cobertura assistencial nos 16 municípios do Colar Metropolitano da Capital Mineira.

Ambientes de aprendizagem virtual

Com a expertise da sua equipe nesses primeiros projetos, ainda nos primeiros anos da década de 2010, o IASIN assumiu a liderança no emprego das Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs para ampliar o acesso e alcançar escalabilidade aos processos de aprendizagem organizacional.

A principal iniciativa dessa geração tecnológica é o Campus, ambiente virtual de intercâmbio, relacionamento e aprendizagem em gestão de políticas sociais, composto de módulos como o SG-AI – Sistema de Gestão da Atenção Integrada, Sistema de Monitoramento do Planejamento da Saúde Municipal, Fábrica Social, BD – Social, Desenvolvimento Cooperado, Comunidade de Inovação na Gestão Social, dentre outros, e uma Biblioteca para consulta e aprofundamento de temas de interesse específicos.

O IASIN contribuiu, ainda, para o desenvolvimento, implantação e operação do Comunidade de Práticas da Atenção Básica, portal utilizado pelo Ministério da Saúde para promover a qualificação da atuação por Equipes de Saúde da Família de todas as regiões do Brasil nos seus contextos epidemiológicos, socioeconômicos e culturais específicos.

Entre alguns dos seus objetivos, pode-se citar a difusão das principais Linhas de Cuidado do SUS, Práticas de Acolhimento e Escuta Qualificada, Planejamento da Agenda de Equipes, Projetos Terapêuticos Singulares e dos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas.

Instituto Sérgio Magnani e Hospital Sírio-Libanês

Em meados de 2011, outra parceria estratégica, desta vez com o Instituto Cultural Sérgio Magnani, pela qual o IASIN elaborou um Plano de Avaliação do Centro da Juventude de Minas Gerais – Plug Minas, por meio do monitoramento dos indicadores de desempenho, resultados e impacto alcançados, frente às diretrizes estratégicas, pedagógicas e operacionais estabelecidas.

No processo de implantação das Redes de Atenção à Saúde, o IASIN executou, em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, um completo monitoramento situacional das intervenções realizadas pelo Ministério da Saúde, no Estado de Minas Gerais.

Foram selecionados um elenco de indicadores com a finalidade de avaliar as Redes Cegonha (atenção materno-infantil), Viver sem Limites (atenção às pessoas com deficiência), Urgência e Emergência, Atenção Psicossocial e Enfrentamento ao Crack, Álcool e Outras Drogas, além da Rede de Atenção às Condições e Doenças Crônicas (hipertensão arterial, diabetes e demais).

Linha do tempo

Antecedentes

Acadêmicos e pesquisadores de saúde pública discutem a necessidade de integrar as políticas sociais

2004

Banco de Dados Social – BD Social integra o Plano Plurianual de Governo da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – SECTES/MG

2006

Criado o Programa de Pesquisa Cogitare, incorporando novos atores, incluindo governos municipais

2008

Governo de Minas Gerais apoia a criação da Rede de Inovação Tecnológica na Gestão Social – RITGS

2009

Fundação do IASIN

2010

Iniciados os projetos pioneiros elaborados e executados pelo IASIN

Bahia – Emprego de tecnologias de informação e gestão em suporte à Estratégia de Saúde da Família (monitoramento de indicadores), em parceria com a FESF

Região Metropolitana de Belo Horizonte - Estudo Avaliativo do Sistema de Urgência e Emergência, em parceria com a Agência Metropolitana da RMBH

Minas Gerais - O Instituto contribuiu também para a conclusão do o Programa Banco de Dados Social e para o aprimoramento da Rede de Inovação Tecnológica na Gestão Social – RITGS, trabalhos executados para a Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais

2011 - 2013

Criação do ambiente de aprendizagem virtual Campus, com diversos aplicativos para as demandas de gestão e monitoramento de políticas públicas e Biblioteca para consultas

Comunidade de Práticas da Atenção Básica - IASIN integra o projeto implementado pelo Ministério da Saúde e disponibilizado para as equipes de todas as regiões do Brasil

Plano de Avaliação do Centro da Juventude de Minas Gerais - Plug Minas, em parceria com o Instituto Cultural Sérgio Magnani

Monitoramento situacional da implantação das Redes de Atenção à Saúde pelo Ministério da Saúde em MG, em parceria com o Hospital Sírio-Libanês

2022 - 2023

O IASIN retoma suas atividades, desenvolvendo estudos e projetos voltados para a utilização de tecnologias digitais na área da saúde